DESIGNER / MAX REINERT
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
RODRIGUES SAMPAIO
Este projeto de remodelação, de um apartamento do início do Séc.XX, situa-se num edifício entre o icónico Diário de Notícias e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Rodrigues Sampaio.
Ao nos ser entregue este projeto, sentimos desde logo a enorme responsabilidade associada ao facto do apartamento se encontrar praticamente no seu estado original.
O apartamento com a sua tipologia e distribuição típicas da época tinha do lado tardoz a cozinha e sala de jantar e no lado oposto a área social voltada para a rua principal. Todas as áreas eram servidas por um extenso corredor que permitia ligação transversal entre frente e tardoz da casa, onde ao centro um saguão ilumina os dois quartos.
Ao nos deparamos com esta disposição e tendo em conta que o programa se encaixava na planta existente, achámos interessante arriscar e manter a “esquizofrenia” aparente da distribuição dos espaços da época original, associada a uma melhoria das condições espaciais e de habitabilidade.
Como principio de intervenção, decidiu-se manter o caráter original do apartamento, mas com um sentido de uniformidade e ligação entre os espaços, reforçada pelo facto de todos os espaços terem desenhos e tipos de pavimento diferentes.
Deste modo os vários espaços que compunham a área social foram abertos e assumidos como um só sendo que os vãos de passagem ou vigas vão marcando os espaços existentes. A área da biblioteca apesar de aberta à sala foi enquadrada num vão, para assumir a diferença na privacidade do espaço e também assumir-se como “um quadro” para quem está na sala de estar. Foi também introduzida na reorganização espacial da apartamento uma instalação sanitária de apoio às visitas e a já existente passou a ser integrada na suite. O Hall de entrada foi mais assumido e através de portas pivotantes pode ser inteiramente fechado ou aberto. A cozinha manteve-se como um dos espaços mais excecionais da casa, fazendo uma ligação mais direta à sala de jantar, estendendo-se também à varanda e exterior.
Um único material (Lioz) e uma única cor (Terracota) têm a responsabilidade de uniformizar o apartamento e de trazer uma nova identidade sem perder a essência de outros tempos.