top of page
DESIGNER / MAX REINERT
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
ARROIOS
Este projeto de remodelação, tem por base um apartamento típico, localizado num edifício de gaveto, no Bairro de Arroios em Lisboa.
Em termos funcionais o apartamento estava dividido em vários espaços que tanto podiam funcionar como quartos, sala ou área de refeições, característica esta que é muito frequente encontrar neste tipo de apartamento.
A proposta de intervenção tem como objetivo renovar o apartamento, sem perder a sua identidade e sem que para isso se ponha em causa a vivência contemporânea e a melhoria das características técnicas.
Para isso, quisemos num primeiro gesto, dividir de forma clara a área social da privada e reduzir o comprimento do corredor que era muito desproporcionado.
Ao entrar no apartamento a pessoa é confrontada com a pré-existência (área social) e a intervenção (área privada) e de uma forma natural e inconsciente, é encaminhada a dirigir-se à área social. As portas existentes e recuperadas da área social contrastam com o revestimento de pinho proposto, que oculta as portas da área privada e que torna parte do corredor mais intimista e privado.
Em termos de materialidade a proposta assentou numa homogeneização dos espaços e num reforçar da identidade deste tipo de apartamentos, ao propor materiais típicos da época, como o pavimento de soalho de madeira, a pedra de Lioz e o azulejo manual. Todos os pavimentos, tanto de madeira como de pedra estão desenhados em réguas sempre alinhados e o pavimento de madeira contamina as carpintarias da parede, numa evocação subliminar às carpintarias antigas.
Em termos de configuração do espaço, propôs-se abrir a sala para a sala de jantar através de um de uma lareira aberta, esta lareira assenta num banco de pedra que no lado da sala serve de banco e no lado da sala de jantar serve de base ao louceiro. A lareira permite assim uma ligação poética entre os dois espaços.
LOCALIZAÇÃO . Lisboa, Portugal
OBRA CONCLUÍDA . 2021
CLIENTE . PRIVADO
ÁREA CONSTRUÇÃO . 130m2
ARQUITETURA . Manuel Cachão Tojal- Coordenação
Paul Marques, Liliana Nóbrega
EMPREITEIRO . Betalist
FOTOGRAFIA . Francisco Nogueira
PRÉMIO . Projeto selecionado PNAM 2023
bottom of page